8 SUPER ALIADOS DA SACIEDADE

 

Fome ou vontade de comer? Há alturas em nos sentimos sempre com fome…  parece que o estômago está sempre a roncar e a chamar por nós.

Muitas das vezes esta sensação não está relacionada com a quantidade de comida que ingerimos. E importa ter em conta que não é propriamente o petiscar que joga contra nós, é a selecção de alimentos e práticas que escolhemos integrar na nossa rotina que podem, ou não, ser super aliados da saciedade.

A consciência alimentar é essencial para se sentir satisfeito, com energia e bem-estar. A nossa dica é escolher alimentos e práticas que saciem por mais tempo.

Selecionámos 8 super aliados da saciedade para partilhar consigo, todos eles super fáceis de incluir no dia-a-dia:

  1. Proteínas Magras
    As proteínas magras, como as claras de ovo, o peito de peru, frango (sem pele), peixes, tofu, iogurte natural desnatado e/ou iogurte vegetal natural, são óptimas para a sensação de saciedade. Devem ser incluidas com regularidade nas suas refeições também pela sua importância na regeneração dos músculos e fortalecimento do sistema imunitário.
  2. Folhas Verdes
    O “simples” o facto de serem ricas em fibra já ajuda em muito em termos de saciedade. Além disso são alimentos que exigem muita mastigação, mecanismo indispensável para avisar o cérebro que é hora de parar de comer.
  3. Sementes de linhaça e de chia
    São ambas uma óptima fonte de fibras solúveis e podem ser misturadas em iogurtes, sumos, saladas e sopas. Ajudam muito na prevenção e controle de picos glicêmicos. A chia torna-se um gel no trato gastrointestinal reduzindo a velocidade de absorção da glicose. Já a linhaça possui lignanas, substâncias ajudam equilibrar esses picos. E têm ômega 3, que é benéfico para quem tem diabetes ou precisa controlar os níveis de açucar no sangue.
  4. Aveia
    É um alimento que pode ser consumido de diversas maneiras e diariamente. Promove o correto trânsito intestinal e mantém um elevado nível de saciedade entre refeições, além de auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue.
  5. Farelo de trigo
    Por ser rico em fibras e ter um baixo índice glicêmico, o que faz com que demore a ser absorvido pelo organismo, aumente o período de saciedade, contribuia para o bom funcionamento do intestino, auxilie a eliminação de toxinas e a redução do colesterol.
  6. Maçã
    A maçã possui um alto nível de concentração de uma substância chamada pectina, que é uma fibra que aumenta a sensação de saciedade, retardando o processo de digestão. Além de ser super prática para levar na mala.
  7. Àgua
    Um organismo hidratado cumpre as suas funções de forma mais eficaz, daí a tão célebre expressão, àgua é vida. Além disso, a ingestão de água é um super aliado da saciedade, mas importa que seja ingerida principalmente antes, ou entre, refeições.
  8. Mastigação
    Falámos dela acima, mas importa voltar a referir a sua importância como uma super aliada da saciedade! São vários os estudos que demonstram que a fome dura cerca de 20 minutos a partir do momento em que começamos a mastigar. Além disso, se os alimentos forem mastigados devagar ou por várias vezes, não sentirá a necessidade de ingerir uma grande de comida e a sua função digestiva será suprida de forma mais eficaz e tranquila.

Experimente incluir estes 8 super aliados da saciedade regularmente nas suas refeições e lembre-se: mastigar bem ajuda a saciar o apetite!

Se, ainda assim, aquela sensação de “estar satisfeito” dura pouco tempo após as refeições, esta pode ser um sinal de que o seu organismo esteja a acusar a falta de alguns nutrientes específicos. Neste último caso pode mesmo ser conveniente recorrer à ajuda profissional ao nível da nutrição, ou da saúde funcional e integrativa.

Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – Juntos na sua melhor versão

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

Mesa de refeição, no exterior, com uma quiche de atum cortada em fatia, acompanhada de um prato individual branco com flores azuis, e garfo, com uma fatia de quiche já servida

QUICHE DE ATUM, SEM BASE

QUICHE DE ATUM, SEM BASE   Então e porquê uma quiche de atum sem base?  Refeições saudáveis e quiches por vezes parecem não combinar, principalmente

Ler Mais »