Tonificar vs ganhar massa muscular. Dois conceitos distintos, muitas vezes confundidos.

O que os distingue?

TONIFICAR

Tonificação muscular significa melhorar o tónus, a firmeza dos tecidos, em particular do tecido muscular.

Combater a flacidez corporal é, frequentemente, a principal motivação de quem se lança a nova rotina de treino.

Como tonificar?

Se o seu objectivo é dizer adeus à flacidez, deverá criar uma rotina de exercício físico específicamente orientada para esse fim. Este terá por norma mais repetições, com recurso a cargas de peso médias, devendo ser conjugado com exercicios aeróbicos, como corrida, bicicleta ou elíptica.

Deverá também aumentar o cuidado com as escolhas que faz na sua alimentação, tendo como referência o seu perfil metabólico.

GANHAR MASSA MUSCULAR

O aumento da massa muscular está diretamente relacionado com a hipertrofia muscular (ganho de massa magra), com o ganho de força e ganho de peso. Uma vez que a massa magra pesa mais do que a massa gorda, quando se substitui uma pela outra é normal acontecer um aumento de peso.

Por sua vez, o que torna o contorno muscular mais visível é a diminuição da gordura corporal, o tecido adiposo, que existe entre a pele e os músculos.

Como ganhar massa muscular?

Para atingir este objectivo,  até mesmo para aqueles que já praticam exercicio fisico numa base regular, o caminho o percorrer é mais desafiante que o da tonificação.

Neste caso, a questão alimentar ganhar uma relevância ainda maior, se não mesmo essencial, implicando um aporte substancial de consumo de proteína, associado a um equilíbrio no consumo de hidrato de carbono e gordura.

Já a rotina de treino deverá contemplar o recurso a exercícios repetitivos com recurso a cargas mais elevadas, o mais próximas possível do seu limite máximo.

Concluíndo:

  • tonificar consiste em perda de flacidez, conseguida a partir da firmeza dos tecidos, em particular do tecido muscular, tornando-o mais forte, fator essencial para manutenção de um bom e correto funcionamento do nosso sistema músculo esquelético que, por sua vez, potencia uma boa mobilidade.
  • ganhar massa muscular consiste na substituição de massa gorda por massa magra, quando se concilia um plano alimentar com um plano de treino com vista ao desenvolvimento das fibras musculares, tornando os músculos mais fortes e sobressaídos.

Portanto, sobre tonificar vs ganhar massa muscular, é essencial o correto acompanhamento por profissionais especializados, no binómio treino e alimentação, seja qual for o seu caso, ou objectivo que deseja atingir,

 

Um plano eficaz deverá partir da sua atual e real situação, considerando tanto hábitos de treino, como alimentares, envolvente familiar influenciadora de rotinas diárias (de sono inclusivé,) e eventuais patologias.

Uma coisa é certa, tudo é possível. O primeiro passo é definir o seu objectivo!

  • If you can dream it, you can do it.” – Walt Disney

Se não sabe por onde começar e para que nunca lhe falte a motivação, nós temos o que precisa para o apoiar.  Faça já uma avaliação gratuita, preenchendo este questionário.

 

Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – Juntos na sua melhor versão

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

A importancia das fibras na alimentação

FIBRAS, PARA QUE VOS QUERO?

FIBRAS, PARA QUE VOS QUERO?   As fibras alimentares são essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo. Ao contrário dos outros hidratos de carbono,

Ler Mais »