A importância de uma alimentação saudável e consciente vai muito além da questão estética, tem o poder de influenciar positivamente a nossa saúde de forma integral, refletindo-se de forma direta na nossa energia diária, qualidade de sono, humor e felicidade!

 

“Que o seu alimento seja o seu remédio e o que o seu remédio seja o seu alimento.” – Hipócrates

Sobretudo, este não é de todo um conceito novo. Já  Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), médico grego considerado o pai da Medicina e iniciador da observação clínica, o difundia há mais de 2500 anos.

Em Portugal, segundo o estudo Global Burden of Diseaseem 2017, estima-se que os hábitos alimentares desequilibrados tenham sido responsáveis por 1 um cada 5 mortes prematuras nas últimas décadas. É atualmente o terceiro fator de risco que mais contribuiu para a diminuição de anos de vida saudável da nossa população.

Hoje, mais do que nunca, sabemos que uma alimentação equilibrada, associada a um estilo de vida saudável, tem um impacto positivo no combate de doenças cardiovasculares, do cancro, da diabetes tipo 2 e da obesidade, por muitos considerada a epidemia do século XXI.

 

Não sabe por onde começar? 5 passos como ponto de partida:

 

  1. Escolha alimentos in natura, obtidos diretamente de plantas ou animais que não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza, e alimentos minimamente processados, como base das refeições. Exemplos: hortícolas (legumes e verduras), frutas, carnes, peixes, ovos, laticínios, feijões, grãos… de preferência de produção controlada e local.
  2. A água deve tornar-se a sua bebida de eleição. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o consumo diário de 2 litros de água.
  3. Restrinja o consumo de açúcar, seja em alimentos ou em bebidas.
  4. Reduza a quantidade de sal, azeite, óleos ou outras gorduras saturadas, tanto no tempero, como na preparação de alimentos.
  5. Evite o consumo de alimentos processados: pão branco, biscoitos, bolachas, cereais açucarados, fast-food, entre muitos outros.

Agora, o passo seguinte é trocar o “de vez em quando” para “normalmente”, o “achar” por “acreditar”, porque quando acreditamos nos benefícios que uma boa alimentação nos pode trazer, é mais fácil mudar. E o seu organismo agradece, a energia e o bem-estar também.

Somos o que comemos, o que pensamos, o que fazemos e o que dizemos. A decisão de ganhar consciência sobre a escolhas que faz é sua. Não se compare a outras pessoas.

 

Afinal, cada um tem as suas necessidades específicas. Se para alguns a motivação para o arranque é perder peso, para outros será melhorar a qualidade das refeições da família, melhorar o rendimento de treino, ou até mesmo reduzir a inflamação do organismo.

Seja qual for o seu objectivo, se sente que precisa de algum apoio para arrancar, está no sitio certo. Temos uma equipa multidisciplinar, com todas as ferramentas necessárias para o apoiar através de uma resposta individualizada e de um acompanhamento 100% personalizado.

Connosco, dê o primeiro passo em direção a sua melhor versão! Faça JÁ uma avaliação gratuita e sem compromisso.

Live Wisely

Think Wisely

Move Wisely – Juntos na sua melhor versão

 

 

 

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

MENOPAUSA, E AGORA?

Menopausa, e agora?   A menopausa assinala uma grande transição na vida das mulheres. A definição de menopausa é o dia que marca os 12

Ler Mais »
Par de halteres. Tonificar vs Ganhar Massa Muscular

TONIFICAR VS GANHAR MASSA MUSCULAR

Tonificar vs ganhar massa muscular. Dois conceitos distintos, muitas vezes confundidos. O que os distingue?   TONIFICAR Tonificação muscular significa melhorar o tónus, a firmeza

Ler Mais »