SUMO DE BETERRABA E PERFORMANCE DESPORTIVA, QUAL A RELAÇÃO?

SUMO DE BETERRABA E PERFORMANCE DESPORTIVA, QUAL A RELAÇÃO?

 

Quando pensamos no que comer antes de ir treinar, devemos primeiro programar o dia para que o façamos cerca de uma hora antes da prática de exercício. Por isso, quando treino de manhã o sumo fica sempre para depois. Treinar à hora do almoço ou ao final do dia tem a vantagem de podermos definir a hora das refeições do dia tendo em conta a hora do treino.

Muito se tem falado e escrito sobre o fato da beterraba e, mais especificamente, o sumo de beterraba ser um bom pré-treino por aumentar a força muscular e diminuir a fadiga muscular. De tudo o que li, pareceram-me bastante sensatas as seguintes conclusões:

– é unânime que o sumo de beterraba aumenta o nível de sódio no sangue;

– os níveis sanguíneos elevados de sódio reduzem a pressão arterial de indivíduos sedentários;

A questão que se coloca é se o sódio realmente melhora a performance do atleta. E isso depende de dois fatores importantes:

Performance do atleta / intensidade desportiva:

  • Atletas iniciantes e amadores podem sentir uma melhoria no seu rendimento. Atletas semiprofissionais e profissionais não apresentam melhoria de rendimento.
  • Em atividades de curta duração existe uma melhoria na performance relacionada com os níveis sanguíneos elevados de sódio, fato que acontece em atividades de resistência, como a musculação e cross fit por exemplo, já os maratonista não notam grandes alterações ao nível da sua performace.

Ou seja, aparentemente a modalidade desportiva não tem relação com o benefício do sódio, mas sim com a duração e intensidade da atividade.

Quanto à altura altura em que deve ser consumido, se o importante é elevar os níveis de sódio no sangue, isso não acontece de forma imediata, para isso é preciso a ingestão regular de sumo de beterraba, ou de sódio sob a forma de outros alimentos ou suplementos. 

Quanto à quantidade ingerida, depende sempre de pessoa para pessoa, mas se praticar exercicio fisico om regularidade pode fazê-lo diariamente, tomando 500ml de sumo de beterraba ou 250g de beterraba crua, que equivale a cerca de 200 mg de sódio por dia.

Aqui fica a receita do último sumo de beterraba, com a inovação da romã que deu aquele toque maravilhoso!

Ingredientes:

– 1 banana congelada

– 1 beterraba pequena ou metade se for de tamanho médio

– 6 folhas de hortelã

– 1 col. de café de canela

– sumo de 1 romã grande

– 3 cubos de gelo + água se for preciso acertar a consistência

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na liquidificadora, pela ordem do mais pesado e denso para o mais leve, e triturar durante 2 minutos.

Boa semana!

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Que fome é esta? 5 perguntas que o vão ajudar a perceber se a sua fome é emocional ou fisiológica?

QUE FOME É ESTA?

QUE FOME É ESTA?   Na semana passada falámos sobre as características que diferenciam a fome fisiológica e a fome emocional. Ainda assim, numa fase

Ler Mais »
Fome ou Vontade de comer? Saiba como distinguir a fome fisiológica da fome emocional.

FOME OU VONTADE DE COMER?

FOME OU VONTADE DE COMER? Conheça as diferenças entre a fome emocional e a fome fisiológica. Conhece aquela sensação de apetite súbito que nos faz

Ler Mais »
Devo correr sozinho ou acompanhado?

CORRER SOZINHO OU ACOMPANHADO?

CORRER SOZINHO OU ACOMPANHADO?   Pois é, correr sozinho ou acompanhado? Aqui está uma questão que já passou pela cabeça de todos os corredores, que

Ler Mais »