QUE FOME É ESTA?
Na semana passada falámos sobre as características que diferenciam a fome fisiológica e a fome emocional. Ainda assim, numa fase inicial sabemos que é desafiante distingui-las. Por isso, quando der por si a perguntar “que fome é esta?, há 5 perguntas que o vão ajudar a encontrar a resposta.
- A fome surge em momentos de stress/ansiedade/tristeza?
- Quando a fome aperta costuma apetecer-lhe um alimento específico?
- Continua a comer quando já não sente fome?
- A comida é para si uma forma de recompensa?
- Sente culpa depois de comer?
Se respondeu que “sim” a 3 ou mais destas perguntas, muito provavelmente o que sente nesse momento é fome emocional.
Estas 5 perguntas servem como um barómetro de utilização rápida e prática, são uma ferramenta para ter sempre à mão com o objectivo de o ajudar a ter maior consciência, para que tome decisões com maior intencionalidade.
Contudo, mais relevante do que descobrir “que fome é esta?” importa perceber se estas sensações relativamente à comida são algo frequente.
Se acha que este poderá ser o seu caso, o melhor mesmo será recorrer à ajuda de um Nutricionista para que, em conjunto consigo, consigam aferir com maior grau de certeza e segurança se existe mesmo um padrão de fome emocional nas sua decisões diárias e comportamentos alimentares.
Lembre-se, informação é poder. E a sua fome não o define!
As nossas escolhas alimentares têm um impacto direto na nossa qualidade de vida, bem-estar, grau de energia, níveis de concentração, de performance e até de descanso.
Invista em si! E descubra a sua melhor versão.
Subscreva a nossa Newsletter e fique atento às nossas páginas de Instagram, ou Facebook, onde semanalmente partilhamos dicas e informações práticas sobre alimentação, exercício, bem-estar e saúde.
Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – Juntos na sua melhor versão