Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Ou, a “magia” acontece quando pratica exercício fisico de forma regular.

 

Inevitavelmente, chegou aquela altura do ano em que colocamos em perspectiva os últimos 12 meses, se não mais.
É uma altura em que acabamos por ter uma maior disponibilidade para a auto-análise, o que nos possibilita uma melhor consciência sobre o que pretendemos manter e alterar no ano novo que se avizinha.
Para uma grande maioria das pessoas com quem temos tido o privilégio de nos cruzar, as questões relacionadas com a melhoria da qualidade de vida através da prática de exercício regular e da adopção de hábitos que beneficiem a saúde em geral, seja pela via da alimentação, ou pela via da redução de práticas que ajudam a reduzir o stress diário, costumam aparecer no topo da lista.
Se sempre foi um pouco assim, certo será dizer que a pandemia que vivemos há já dois anos veio dar ainda maior destaque à importância de adoptarmos hábitos de vida saudáveis.

Top Resoluções Ano Novo 2022 - CNNNão conseguimos encontrar dados atuais sobre as resoluções de ano novo dos portugueses, mas dados partilhados pela CNN (Estados Unidos), pelo site Statista (Reino Unido), bem como do site deutschland.de (Alemanha), permitem-nos reforçar esta ideia com segurança.

Acreditamos que a magia acontece quando começamos a praticar exercício fisico de forma regular. Senão sabe por onde começar, o nosso Programa ReStart poderá ser a solução ideal e mais prática. Poderá também fazer uma avaliação gratuita connosco, para que seja traçado um plano à sua medida.

 

Conheça agora os benefícios que irá sentir ao longo do próximo ano, ao pôr esta resolução em prática:

 

  1. O que acontece durante o seu primeiro treino: irá sentir-se estoirado, mas na realidade o que está a acontecer é um aumento da sua energia e do seu estado de alerra alerta, motivados pelo aumento do ritmo cardiaco e maior impulso da sua circulação sanguinea, que promove uma maior oxigenação do cérebro.
  2. O que acontece nos dias seguinte: prepare-se pois vai sentir algumas dores musculares que poderão persistir até ás 72 horas seguintes. Mas há boas noticías, se continuar a exercitar-se regularmente terá cada vez menor probabilidade de voltar a sentir os musculos doridos.
  3. O que acontece nas semanas seguintes: haverá um aumento progressivo da produção de mitocôndrias através de um processo designado de biogénese mitocondrial. As mitocôndrias são as partes das células responsáveis pela conversão dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas em combustível necessário para o funcionamento dos músculos. Estudos indicam que após 6 a 8 semanas de prática de exercício fisico regular, a produção de mitocôndria pode aumentar até 50%, o que fará com que se sinta melhor e com maior resistência. Neste momento,  correr 5 Km ou 6 Km não irá parecer tão difícil como foi durante a primeira semana.
  4. O que acontece após 6 meses: neste momento é já claro que o esforço inicial compensou e é agora visível. Por exemplo, se fizer treino de força irá notar uma maior definição dos seus músculos. Agora é também menos provável que venha a desistir! Sabia que 50% dos programas de treino são abandonados nos primeiros 6 meses?
  5. O que acontece após 9 meses: em termos cardiovasculares, o seu VO2 máx. irá aumentar cerca de 25%. Isto significa que o seu sangue passa a ter maior capacidade de transportar oxigénio como combustível para os seus músculos. Agora será possível correr mais rápido, durante mais tempo.
  6. O que acontece após 1 ano: haverá um previsivel aumento na sua densidade óssea, diminuindo assim o risco de osteoporose. Existem evidências a indicar que um treino que combine resistência muscular e exercícios cardiovasculares pode reverter o efeito da osteoporose num período de 12 meses.

Resumindo, se praticar exercício de forma regular é uma das suas resoluções para o ano novo lembre-se: primeiro sente o esforço, mas… não pare!

Continue a dar tudo! O seu corpo vai agradecer, vai transformar-se e, aí sim, vai sentir que os benefícios superam qualquer esforço inicial.
Bom Ano Novo!

Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – Juntos na sua melhor versão

Fonte: What happens to your body when you start exercising regularlyhttps://ed.ted.com/best_of_web/WaARd3SV

 

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

A importancia das fibras na alimentação

FIBRAS, PARA QUE VOS QUERO?

FIBRAS, PARA QUE VOS QUERO?   As fibras alimentares são essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo. Ao contrário dos outros hidratos de carbono,

Ler Mais »