VERDADE OU MITO? 20 CRENÇAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

VERDADE OU MITO? 

20 CRENÇAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 

Será que o adoçante é menos mau para a saúde? Ou que os ovos têm muito colesterol? E a margarina, será melhor para a saúde do que a manteiga? Então e a natação ajuda na prevenção da osteoporose, ou não? Verdade ou mito? 20 crenças sobre alimentação e saúde dão o mote para o artigo de hoje.

Escolhemos estas 20 crenças, ou dúvidas habituais se assim o preferirem, pois tantas vezes nos são colocadas ou pelo menos mencionadas durante os vários processos de transformação que temos vindo a acompanhar.

Então vamos lá: verdade ou mito?

1. O leite é a maior fonte de cálcio. > Mito

O leite não é a maior fonte de cálcio. Os vegetais têm mais cálcio do que o leite e o cálcio destes é melhor absorvido. Interessante existirem alguns estudos que indicam haver mais casos de osteoporose nos países onde há maior consumo de leite. Os vegetais, em relação ao leite, têm ainda a vantagem de não ter colesterol e de possuírem muito mais proteínas, ferro e fibras.

2. O leite auxilia no sono. > Verdade

O leite tem propriedades promotoras do sono. É rico em triptofano (o qual é convertido no organismo em serotonina, que ajuda a adormecer). Mas o leite deve ser sempre desnatado, pois a gordura estimula a atividade digestiva, o que o pode manter acordado à noite.

3. Beber sumos de frutas é melhor para a saúde. > Mito

Os sumos de fruta não têm a fibra para inibir a absorção da frutose e evitar assim a elevação súbita da glicemia. Por outro lado, os sumos de frutas só perdem as fibras se forem feitos em espremedores, que só deixam passar o líquido, ficando as fibras retidas na máquina. Se o sumo for feito numa misturadora, que tritura toda a fruta, com a casca incluida, se assim o entender, a fibra mantém-se no sumo.

4. Os adoçantes são melhores para a saúde. > Mito

Os adoçantes artificiais provocam danos lentos e silenciosos no sistema nervoso central, além de aumentarem a vontade de comer doces, elevando assim a glicemia. Podem provocar espasmos musculares, estado confusional, cefaleias, queda de cabelo e fibromialgia.

5. Os óleos têm muito colesterol. > Mito

Os óleos têm origem vegetal e portanto não têm colesterol. O colesterol é sintetizado pelos seres animais e não está presente em nenhum produto de origem vegetal.

6. Alguns sintomas ajudam a perceber que o colesterol está elevado. > Mito

O organismo não dá sinais de que o colesterol está elevado. Só quando já está com as artérias obstruídas é que surge o enfarte e o AVC.

7. O colesterol não é benéfico para o organismo. > Mito

O colesterol é uma molécula natural do corpo humano e é essencial para a formação das membranas celulares e para a síntese hormonal.

8. O ovo tem muito colesterol. > Mito

O ovo tem apenas 213 mg de colesterol/unidade, mas grande parte não é absorvido. A lecitina do ovo diminui a absorção do colesterol. Além disso, o ovo possui várias vitaminas do complexo B, A e D, zinco, fósforo, ácido fólico, todos importantes para o cérebro (formação de novos neurónios e capacidade cognitiva).

9. A margarina é mais saudável que a manteiga. > Mito

A margarina sofre processo de hidrogenação tornando-a gordura saturada. Portanto talvez seja melhor optar pela manteiga em quantidades moderadas, ou experimentar manteiga ghee ou manteiga clarificada, que se consegue através da exclusão de alguns componentes da manteiga tradicional, tornando-a mais facilmente digerível, principalmente para quem tem dificuldade em tolerar produtos lácteos.

10. A natação é o melhor exercício para prevenir a osteoporose. > Mito

Não, pois não exerce impacto e tração nos músculos que protegem contra a doença.

11. Comer maçã nos intervalos das refeições é útil para combater a “fome”. > Mito

A maçã tem acidez que estimula a produção de ácido gástrico. E tem na sua composição o ácido málico, o qual faz com que a digestão seja mais rápida, aumentando a sensação de fome.

12. Café faz mal à saúde. > Mito

O café em excesso faz mal à saúde. O café consumido de forma moderada combate a fadiga, melhora o desempenho cerebral (memória e capacidade de concentração), tem efeito analgésico e estimula a função renal. No entanto, em pessoas com insónias e arritmias pode ser problemático. Máximo recomendado: 2 cafés/dia, e evitar tomar a partir de meio da tarde.

13. Óleo de coco tem muito colesterol. > Mito

É um dos melhor óleos vegetais, além de não ter colesterol.

14. Cafeína pode elevar a glicemia. > Verdade

A cafeína pode diminuir a sensibilidade à insulina, aumentando os níveis glicémicos, principalmente nos diabéticos.

15. A natação faz perder peso. > Mito

Para perder peso é necessário aumentar a temperatura do corpo para queimar calorias. A água mantém o corpo frio, impedindo a queima de calorias.

16. A carne de porco é a mais rica em colesterol. > Mito

O lombo de porco apresenta menos quantidade de colesterol que o frango. Vários estudos evidenciam que a carne suína possui maior conteúdo de aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B, semelhantes aos do ser humano. No entanto o frango é a carne mais rica em termos de teor proteico.

17. A soja tem menos calorias que a carne bovina. > Mito

Cada 100 g de soja fornece cerca de 300 Kcal, enquanto a carne bovina fornece cerca de 179 Kcal. A soja tem 69% do seu valor calórico composto por proteínas e 27% por hidratos de carbono, enquanto a carne bovina tem 52% de proteínas, sendo a restante parte composta por gordura.

18. Pão tostado engorda menos que pão normal. > Mito

100 g de tosta contêm 433 calorias enquanto o pão branco tem 286 calorias. A tosta tem menos água na sua composição, levando a maior concentração de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

19. Comer antes de deitar engorda. > Mito

O ganho de peso não se dá com o ato de comer antes de dormir, mas sim com a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. Se praticar jejum intermitente é aconselhável ter maior atenção ao que come durante o dia para não chegar à noite com mais fome do que é habitual.

20. O consumo de beterraba evita a anemia. > Mito

A beterraba possui pouco ferro, principalmente se a compararmos com a carne vermelha, que possui cerca de sete vezes mais ferro, além de no caso da carne o ferro ser mais facilmente absorvido pelo organismo.

PARABÉNS!

Tenha ou não acertado corretamente em todas as respostas deste desafio verdade ou mito, o mais importante foi mesmo ter chegado aqui!

Ter chegado ao fim diz-nos que é alguém realmente interessado em hábitos de vida saudáveis e conscientes.

Estamos certos de que estas 20 crenças sobre saúde e alimentação são apenas uma gota no oceano, no meio de tanta informação inportante para analisar e conhecer. Mas o caminho faz-se caminhando, uma coisa leva à outra e é assim, ao descodificar o que é verdade ou mito que vamos ganhando um conhecimento cada vez mais sustentado sobre o que faz bem ou menos bem à nossa saúde.

Mais importante ainda é a conjugação destes conhecimentos com outros factores como estilo de vida, hábitos, eventuais patologias e objectivos individuais.  E se sente que quer mudar algo no seu estilo de vida, mas não sabe por onde começar… comece AQUI.

Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – Juntos na sua melhor versão

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Que fome é esta? 5 perguntas que o vão ajudar a perceber se a sua fome é emocional ou fisiológica?

QUE FOME É ESTA?

QUE FOME É ESTA?   Na semana passada falámos sobre as características que diferenciam a fome fisiológica e a fome emocional. Ainda assim, numa fase

Ler Mais »
Fome ou Vontade de comer? Saiba como distinguir a fome fisiológica da fome emocional.

FOME OU VONTADE DE COMER?

FOME OU VONTADE DE COMER? Conheça as diferenças entre a fome emocional e a fome fisiológica. Conhece aquela sensação de apetite súbito que nos faz

Ler Mais »
Devo correr sozinho ou acompanhado?

CORRER SOZINHO OU ACOMPANHADO?

CORRER SOZINHO OU ACOMPANHADO?   Pois é, correr sozinho ou acompanhado? Aqui está uma questão que já passou pela cabeça de todos os corredores, que

Ler Mais »