TREINO MATINAL! DEVO TOMAR O PEQUENO-ALMOÇO ANTES OU DEPOIS?

 

Como tomar a decisão de tomar o pequeno-almoço antes ou depois de treinar?

Primeiro de tudo, deve ter em conta: o tipo de treino e a regularidade do mesmo.

Se já tem hábito de treino de 1h ou mais (ex. corrida; máquinas de cardio no ginásio, treino de força e aeróbico, etc.) poderá treinar em jejum se, e só se, na véspera tiver feito uma refeição completa ao jantar, com especial destaque para os hidratos de carbono (ex. arroz ou batata-doce) e proteínas (carne branca ou vermelha ou peixe).

Por outro lado, se não se enquadra no perfil anteriormente descrito, opte então por um pequeno-almoço com hidratos de carbono de absorção rápida, por ex: barras de sementes, banana com um quadrado de marmelada 30’ antes do treino.

Então e no pós-treino? O que devo fazer?

 

Se treinou em jejum,  deverá fazer um pequeno-almoço com reforço proteico e hidratos de carbono (HC). Partilhamos 3 exemplos possíveis:

  • Ovo mexido (1 ovo inteiro+2 claras) +1 fatia de pão de mistura ou de fermentação lenta+ taça de fruta (2 tipos), chá ou café;
  • Papas de aveia ou panquecas de aveia + uma colher de sobremesa de mel ou maple syrup e frutos secos;
  • 1 Iogurte natural com sementes de chia (deve deixar repousar as sementes cerca de 15’ antes de consumir) e 1 peça de fruta;

Se tomou o pequeno-almoço antes de treinar, neste caso, a sua preocupação deverá passar por não encher demasiado o estômago e optar por alimentos de fácil digestão:

  • Divida o seu pequeno-almoço em dois, opte por uma fonte de hidratos de carbono antes do treino (por ex. 1 banana ou 2 quadrados de chocolate preto) e uma fonte de proteína depois do treino (ex. ovo cozido ou mexido, 1 iogurte natural, 1 porção/chávena de café cheia de uma mistura de frutos secos grosseiramente partidos e sementes (amêndoa, noz, avelã, semente de girassol, abóbora, etc.).

Importa reforçar que há outra condição muito importante, que se aplica a ambos os caso: hidratar o corpo antes, durante e após o exercício físico é essencial e obrigatório!

Estes conselhos são “regras” base, claro está!

Por isso, se tiver alguma patologia específica associada, um objectivo de treino em particular, ou de de perda de peso, de entre outros, aconselhamos sempre que faça um avaliação nutricional e funcional por um profissional com experiência e habilitado a este nível.

Se quer ajustar algo na sua vida, mas não sabe por onde começar… Clique AQUI.

Conte connosco. Juntos encontraremos a solução à sua medida.

Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – Juntos na sua melhor versão.

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

MENOPAUSA, E AGORA?

Menopausa, e agora?   A menopausa assinala uma grande transição na vida das mulheres. A definição de menopausa é o dia que marca os 12

Ler Mais »
Par de halteres. Tonificar vs Ganhar Massa Muscular

TONIFICAR VS GANHAR MASSA MUSCULAR

Tonificar vs ganhar massa muscular. Dois conceitos distintos, muitas vezes confundidos. O que os distingue?   TONIFICAR Tonificação muscular significa melhorar o tónus, a firmeza

Ler Mais »