SUMO DE BETERRABA E PERFORMANCE DESPORTIVA, QUAL A RELAÇÃO?

Quando pensamos no que comer antes de ir treinar, devemos primeiro programar o dia para que o façamos cerca de uma hora antes da prática de exercício. Por isso, quando treino de manhã o sumo fica sempre para depois. Treinar à hora do almoço ou ao final do dia tem a vantagem de podermos definir a hora das refeições do dia tendo em conta a hora do treino.

Muito se tem falado e escrito sobre o fato da beterraba e, mais especificamente, o sumo de beterraba ser um bom pré-treino por aumentar a força muscular e diminuir a fadiga muscular. De tudo o que li, pareceram-me bastante sensatas as seguintes conclusões:

– é unânime que o sumo de beterraba aumenta o nível de sódio no sangue;

– os níveis sanguíneos elevados de sódio reduzem a pressão arterial de indivíduos sedentários;

A questão que se coloca é se o sódio realmente melhora a performance do atleta. E isso depende de dois fatores importantes:

Performance do atleta / intensidade desportiva:

  • Atletas iniciantes e amadores podem sentir uma melhoria no seu rendimento. Atletas semiprofissionais e profissionais não apresentam melhoria de rendimento.
  • Em atividades de curta duração existe uma melhoria na performance relacionada com os níveis sanguíneos elevados de sódio, fato que acontece em atividades de resistência, como a musculação e cross fit por exemplo, já os maratonista não notam grandes alterações ao nível da sua performace.

Ou seja, aparentemente a modalidade desportiva não tem relação com o benefício do sódio, mas sim com a duração e intensidade da atividade.

Quanto à altura altura em que deve ser consumido, se o importante é elevar os níveis de sódio no sangue, isso não acontece de forma imediata, para isso é preciso a ingestão regular de sumo de beterraba, ou de sódio sob a forma de outros alimentos ou suplementos. 

Quanto à quantidade ingerida, depende sempre de pessoa para pessoa, mas se praticar exercicio fisico om regularidade pode fazê-lo diariamente, tomando 500ml de sumo de beterraba ou 250g de beterraba crua, que equivale a cerca de 200 mg de sódio por dia.

Aqui fica a receita do último sumo de beterraba, com a inovação da romã que deu aquele toque maravilhoso!

Ingredientes:

– 1 banana congelada

– 1 beterraba pequena ou metade se for de tamanho médio

– 6 folhas de hortelã

– 1 col. de café de canela

– sumo de 1 romã grande

– 3 cubos de gelo + água se for preciso acertar a consistência

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na liquidificadora, pela ordem do mais pesado e denso para o mais leve, e triturar durante 2 minutos.

Boa semana!

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

A importancia das fibras na alimentação

FIBRAS, PARA QUE VOS QUERO?

FIBRAS, PARA QUE VOS QUERO?   As fibras alimentares são essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo. Ao contrário dos outros hidratos de carbono,

Ler Mais »