NEM TUDO O QUE PARECE… É!
Sabemos que uma alimentação saudável e consciente implica equilibro e uma boa escolha de ingredientes, dos quais os vegetais e as frutas são peças fundamentais. Contudo, hoje há que ter em conta que nem tudo o que parece… é!
Mas conhecimento é poder. É por isso que dedicamos o artigo de hoje aos “Dirty Dozen”, uma lista dos 12 alimentos com maior índice ou probabilidade de serem contaminamos por pesticidas.
Esta lista é resultado de um estudo realizado anualmente pela EWG – Environmental Working Group, uma organização não governamental norte-americana, pelo que incide na produção feita nos Estados-Unidos, onde a regulamentação sobre a utilização de pesticidas é menos restritiva do que na União Europeia.
Ainda assim, esta lista é um bom barómetro ou indicador a ter em consideração se queremos fazer escolhas e compras mais conscientes.
Fique a conhecer a lista dos “Dirty Dozen“:
- Morangos
- Espinafres
- Couve kale, couve galega e mostarda-da-índia
- Nectarinas
- Maçãs
- Uvas
- Pimentos e malaguetas
- Cerejas
- Pêssegos
- Peras
- Aipo
- Tomate
Esta lista não pretende dizer-nos para não consumir estes alimentos, apenas indicar que ao consumi-los deveremos optar, sempre que possível, por produtos de produção orgânica e local.
E devemos privilegiar os produtos locais, pois chegam mais frescos ao nosso prato. Porquê? Porque têm uma cadeia de distribuição mais curta, o que reduz a sua exposição a conservantes químicos, impacto que se reflete também na redução da poluição, das emissões de CO2 e no consumo de energia.
Alerta-nos, ainda, para a importância e respeito pela sazonalidade dos alimentos, incentivando-nos a ter uma dieta mais variada e de maior qualidade. Esta é a base da Dieta Mediterrânica, hoje considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade, e parte indissociável da nossa cultura.
Por outro lado, e a par com os “Dirty Dozen”, a EWG estuda e analisa os produtos com menor probabilidade de exposição a contaminantes químicos.
São 15 alimentos que dão lugar à lista intitulada por “Clean 15“:
- Abacate
- Milho-doce
- Ananás
- Cebola
- Papaia
- Ervilhas
- Espargos
- Melão
- Kiwi
- Couve-coração
- Cogumelos
- Meloa
- Manga
- Melancia
- Batata-doce
Verdade que nem tudo o que parece… é! A produção agrícola intensiva alterou as regras dos jogo, mas o acesso ao conhecimento também.
Por isso, nada como ter o conhecimento necessário para podermos tomar as escolhas mais acertadas e conscientes para a nossa saúde e bem-estar.
Com quem vai partilhar esta lista hoje?
Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – O caminho para a sua melhor versão