IDADE VS HORMONAS

– Ao nível da saúde da mulher, há forma de desacelerar o envelhecimento hormonal?

Todos os fatores que levam a problemas metabólicos levam ao envelhecimento hormonal.

Os principais fatores são a inflamação sistémica subclínica e o stress oxidativo, sendo que estes dois fatores atuam diretamente nos ovários, prejudicando-os. 

As mitocôndrias, organelas dentro das nossas células, são o principal local onde as hormonas são produzidas, mais propriamente as mitocôndrias das suprarrenais. Começa-se a perceber a razão destas organelas serem um dos pontos chave da Saúde Funcional e Integrativa.

Não esquecer que os ovários e os folículos ovarianos também estão repletos destas organelas que sem um adequado funcionamento destas, não há uma ótima saúde hormonal feminina.

Os contraceptivos hormonais combinados são mais um fator que, ao colocarem a mulher em menopausa química, desencadeiam o desequilíbrio hormonal da mulher e levando-a ao seu envelhecimento menos saudável.

Há também outros sintomas que podem ser sinal de desequilíbrio hormonal e aos quais devemos estar atentos, tais como: alterações menstruais, cansaço, dificuldade em manter o peso, dores de cabeças e dores articulares.

A saúde é o nosso bem mais precioso, invista nela. Se tiver alguma dúvida ou questão, nós temos como ajudar.

Fábio Trigo, Terapeuta Move Wisely de Medicina Ortomolecular, Funcional e Integrativa

Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – Juntos na sua melhor versão

Partilhar em

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

A importancia das fibras na alimentação

FIBRAS, PARA QUE VOS QUERO?

FIBRAS, PARA QUE VOS QUERO?   As fibras alimentares são essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo. Ao contrário dos outros hidratos de carbono,

Ler Mais »