Brownie de cacau, uma receita para a mesa de Natal
– sem glúten e sem lactose
Partilhamos esta receita a pensar nos amantes de chocolate, com o propósito de lhes oferecer uma alternativa bem mais saudável que a do comum Tronco de Natal sem abdicar do sabor.
Como? Nesta receita optamos por utilizar cacau cru, em vez de chocolate. Porquê?
Fruto do cacaueiro, o cacau é um fruto naturalmente amargo que, apesar de ser o ingrediente principal do chocolate, mas para a confecção e fabrico deste último são-lhe adicionados outros ingredientes, como açúcar, leite, frutos secos, etc.
A denominação de cacau provém do latim Theobroma cacao, fruto também conhecido como “alimento dos deuses” porque a ele se associam vários benefícios para o nosso organismo, tais como:
- Ser rico em fibra, o que contribui para um bom transito intestinal;
- Ter um efeito antioxidante, pela sua riqueza em polifenóis e flavonoides, o que nos ajuda a proteger as nossas células dos radicais livres a que estamos diariamente expostos;
- Auxiliar na redução do coleterol total, com especial incidência no mau colesterol (LDL), por conter catequinas;
- Ajudar na prevenção de anemias por ter um elevado teor de ferro;
- Providenciar um bom aporte em vitaminas do complexo B, com destaque para a Niacina (vitamina B3), que é essencial para converter proteínas, gorduras e hidratos de carbono em energia;
- Ter um óptimo aporte de magnésio, um mineral que só conseguimos obter através da alimentação ou da suplementação, relevante para o bom funcionamento do coração, bem como para o desenvolvimento da estrutura óssea, em conjunto com o cálcio;
- Conter anandamida, que influencia a libertação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, a par com a teobromina, que potencia o relaxamento físico e intelectual;
- Apresentar quantidades interessantes de triptofano, um aminoácido essencial só possível de obter através da alimentação ou da suplementação, que ajuda na produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores relevantes na regulação do humor.
Agora a receita:
Fácil e rápida de fazer , com a garantia de encher os olhos e “aconchegar” a barriga de de miúdos e graúdos lá por casa.
É também, super simples de preparar, basta: misturar, moldar, colocar no frio.
E se ainda precisa de incentivo extra para por as mãos na massa, temos a “desculpa perfeita”: como não leva farinha, provoca menos inchaço e não seca.
Ingredientes para o bolo:
- 1 chávena de cacau cru em pó
- 2 col. de sopa de pepitas de cacau
- 1 chávena de castanha do Maranhão
- 1 chávena de avelãs (pode substituir por caju)
- 1 chávena de sultanas
- 1 col. de chá de essência de baunilha
- ½ chávena de leite de coco
- 3 colheres de sopa de coco ralado
- ½ chávena de xilitol ou açúcar de côco
Ingredientes para a cobertura:
- 3 col. de sopa cacau em pó
- 2 col. de sob. de maple syrup ou xarope de agave
- 1 col. de sopa de água
- 1 col. chá de óleo de côco
A preparação, passo-a-passo:
- Coloque as avelãs no forno durante cerca de 10 min, enquanto isso, rale a castanha do maranhão.
- Retire as avelãs do forno, coloque num pano de cozinha e esfregue as avelãs umas contras as outras, dentro do pano, para sair a casca.
- Coloque todos os ingredientes, exceto as pepitas de cacau, num robot de cozinha e triture durante 1 a 2 minutos até ficar tudo bem misturado e com uma consistência pastosa.
- Adicione as pepitas e envolva bem até obter a consistência de um brownie de cacau.
- Retire do robot de cozinha e molde em retângulo, ou noutra forma, e leve ao frigorífico cerca de duas horas.
- Para o molho de chocolate, basta juntar todos os ingredientes e misturar muito bem.
Por fim, fica a dica:
Este brownie de cacau fica delicioso acompanhado com fruta fresca! Decore-o com frutos vermelhos. Uma mistura que, além de saborosa, vai garantir um look festivo ao seu bolo.
E já agora, partilhem connosco a vossa experiência!
Feliz Natal!
Live Wisely | Think Wisely | Move Wisely – Juntos na sua melhor versão