Sente que encalhou numa rotina, que deseja abraçar novos desafios, mas falta-lhe motivação? Será que é mesmo isso que o está a impedir de avançar?
Vivemos tempos estranhos e desafiantes, tempos em que vimos as nossas rotinas alteradas de formas nunca imaginadas.
Apesar de todos termos feito o melhor possível para nos adaptarmos a esta nova realidade, há um elemento comum ou, pelo menos, bastante frequente a muitas das pessoas com quem nos temos vindo a cruzar: a quebra de rotinas saudáveis, implementadas em tempos de pré-pandemia.
Quantos deixaram de praticar exercício fisico de forma regular e consistente, ou de ter cuidado com os hábitos de alimentação pessoal e familiar, de respeitar o equilíbrio entre os horários profissionais e pessoais, de manter a dedicação consistente e consciente a um hobby ou, até, o hábito de meditar…
Se se identifica com algum destes cenários é hora de mudar. É tempo de estabelecer novos objetivos, novos desafios, hábitos que contribuam para o seu bem-estar físico e emocional.
Porém, voltamos à pergunta inicial: será motivação o que lhe falta para dar o primeiro passo?
Mudar comportamentos é possível? Sim. Requer motivação? Sim. Mas acreditamos que acima de tudo, o mais importante, é perder o medo de falhar. Sim, de falhar!
Frequentemente definimos à partida um plano tão ambicioso que acabamos por ficar petrificados só com a ideia de começar… de dar o primeiro passo e falhar.
Ainda assim, a estratégia não terá de passar por definir um plano menos ambicioso, mas antes subdividi-lo em pequenos passos, pequenos hábitos.
O foco será a repetição de pequenos hábitos, que pouco a pouco e consistentemente o levarão ao tão desejado e ambicioso objectivo!
- Hoje era dia de correr 5km, mas correu 1km. Não faz mal. Correu!
- Tinha planeado meditar 30min, mas meditou 5min. Impecável. Meditou!
- Queria treinar 3 vezes esta semana, mas só conseguiu 2. Boa. Na próxima será melhor!
- Era suposto beber 2 litros de água, mas bebeu 1,5 litros. Parabéns. Continue!
Portanto, quando empreender num novo desafio não se compare a outras pessoas, siga sem medo de errar ou falhar. Mesmo que faça pouco, faça!
“O objectivo não é ser melhor que outras pessoas. O objectivo é ser melhor do que era antes.” – Dalai Lama
A repetição é a chave, é ela que o vai ajudar a atingir o objectivo pré-estabelecido. Não ter medo de falhar será a ignição da sua motivação. A certa altura será mais natural para si continuar a correr, a meditar, a beber 2 litros de água por dia, do que parar de o fazer.
O sucesso não se encontra apenas no momento em que atinge o desafio proposto, mas sim no caminho que irá fazer até lá, o percurso que o irá levar até à sua melhor versão.
E é também esse o nosso propósito. Estamos cá para o acompanhar nesse percurso, para o ajudar a monitorizar esse processo, para que nunca se sinta sozinho, para o apoiar na definição de uma estratégia personalizada que o ajudará a levar esse novo desafio a bom porto!